Byafra, O Compositor

Em Qualquer Tom

GARD Pro Not Registered

Byafra  não é apenas um grande cantor romântico, um dos nomes mais evidentes da música brasileira nos anos 80, mas também escritor e um compositor extremamente ativo e criativo. O artista tem gravações na voz de muitos nomes da MPB e dos mais diferentes gêneros, embora seja forte como compositor em músicas românticas.

Grande parte das canções gravadas por Byafra são composições suas com parceiros como:

  • Luiz Fernando Farah (“Helena” – 1979),
  • Dalto (“Leão Ferido” – 1981),
  • Paulo Ciranda (“Mar da Guanabara” – 1983, “Aguardente” – 1984),
  • Cassio Tucunduva (“Olga” – 1990, “Promessas” – 1984, “Araguaia” – 2002),
  • Lulu Santos (“Pra Se Levar a Vida” – 1984),
  • Marco Valença (“Cinema” – 1983, “Realeza” – 1984),
  • Piska (“Seu Nome” – 1985),
  • Nilo Pinta (“Realeza” – 1984, “Bye Bye” – 1988, “Perdões” – 1994, “Moldura” – 1998)
  • Aloysio Reis (“Bye Bye” – 1988, “Te Amo” – 1991, “Moldura” – 1998 ).

Além de um grande parceiro musical, Byafra também teve músicas suas gravadas por grandes nomes da música popular brasileira, como:
Roberto Carlos  – O maior nome da música popular do Brasil já gravou Byafra em dois discos seus:
Roberto Carlos”, de 1990 com a canção “Por Ela“, versão de Byafra e Aloysio Reis para música de Jose Manuel Soto. A faixa fez bastante sucesso, como tudo que o Rei canta, mas a sonoridade e a letra marcou este disco.
Por conta deste sucesso, no CD de 1991, Roberto Carlos gravou a canção “Mudança“, parceria de Byafra com Aloysio Reis e Nilo Pinta,canção que fez sucesso no disco do Rei e que abriu mais caminhos para o lado compositor de Byafra.
Simone  – Uma das vozes femininas mais queridas da MPB, a cantora baiana gravou Byafra em 1995, no disco “Simone Bittencourt de Oliveira“, onde deu uma roupagem nova para “Leão Ferido“, de Byafra e Dalto. O CD de Simone foi um grande sucesso e a composição de Byafra na voz dela ficou excepcionalmente linda e também tocou bem nas rádios de todo o Brasil, agradando fãs de ambos – do compositor e da intérprete.
Ney Matogrosso – Grande nome da MPB, o cantor matogrossense (para quem originalmente Piska e Cláudio Rabello fizeram a canção “Sonho de Ícaro”), acabou gravando a versão de Byafra e Aloysio Reis de uma linda canção do italiano Lucio Dalla: a tocante “Caro Amigo“, no disco “Quem Não Vive Tem Medo da Morte“, lançado no ano de 1988, pela gravadora CBS.
Chitãozinho e Xororó – A dupla sertaneja de maior sucesso no Brasil, também gravou uma música de Byafra que fez imenso sucesso nas rádios do Brasil, especialmente no interior, onde o estilo é consagrado. O ano do lançamento foi 1994, no CD “Coração do Brasil” e a canção de Byafra que integrou o CD dos sertanejos foi a romântica “Perdões“, que já fazia sucesso na voz do próprio Byafra, sendo o carro-chefe do CD “Infinito Amor”, de 1994.
Byafra e seus parceiros musicais também fizeram composições e versões para muitos outros nomes da música brasileira como Benito de Paula, Rosana, Juno, Grupo Razão Brasileira, Jerry Adriani, Conrado, Xuxa e Angélica.
A sonora “Vou de Táxi“, de 1988, esta em parceria com o irmão Aloysio Reis, faixa que tocou muito nas rádios e nos programas de TV dos anos 80 e lançou a apresentadora e atriz ao estrelato.)

GARD Pro Not Registered

Raí T. Rio

Raí T. Rio é o idealizador, criador e editor do Portal Byafra.


Deixe Seu Comentário

Outros Artigos Interessantes