Temas de Novelas

Do Alto Coração

Temas de Novelas

Como cantor, Byafra embalou muitas histórias de amor na vida real e, como não poderia deixar de ser, na ficção também. A voz doce e romântica do cantor figurou em nove novelas, como tema de apaixonados e sonhadores.
Logo no início da carreira, ainda garoto, Byafra, de cara, fez sucesso no rádio com a música “Helena”, canção que acabou fazendo parte da trilha sonora da novela “Marron Glacê”, da Globo, que ficou no ar de agosto de 1979 a março de 1980.
Em 1981, impulsionado pelo grandioso sucesso do disco “Despertar”, no qual “Leão Ferido” despontou como a primeira faixa de trabalho e primeiro grande sucesso, a televisão mais uma vez voltou os olhos para o romantismo de Byafra e adotou “Vinho Antigo”, o segundo grande sucesso de Byafra naquele ano. A faixa foi parar na novela “Jogo da Vida” que esteve no ar entre 1981 e 82. Nesta novela, a música de Byafra foi um dos maiores destaques.
O próximo sucesso de Byafra em novelas, veio dois anos depois com “Aguardente”, no folhetim da Rede Globo “Voltei Pra Você”. O ano era 1983 e Byafra se preparava para lançar seu maior sucesso em disco: “Existe Uma Idéia”, de 1984, disco que estourou com “Sonho de Ícaro” (“Aguardente” e “Existe Uma Idéia” foram as músicas do compacto do disco de 84). Até hoje, os fãs de Byafra celebram esta música como uma das suas melhores faixas.
Passados mais dois anos, Byafra voltou a desfilar uma música sua em novela. Mais uma vez na Rede Globo e outra vez em uma novela que fez muito sucesso. O ano era 1985, a novela “A Gata Comeu”, da consagrada autora Ivani Ribeiro e a faixa (uma das mais tocadas na novela e nas rádios de todo o País) era “Seu Nome”, de Byafra e Piska. “Seu Nome” chegou à novela devido ao sucesso no disco “O Sonho Deve Ser”, 7º trabalho solo do cantor carioca.

temas_novelas_735

Até o final dos anos 80, Byafra não colocou mais músicas em novelas. A volta se deu logo no início dos anos 90, mais uma vez na Rede Globo com a boa trama de Glória Perez que abordava o tema da fertilidade e esteve no ar entre 1990 e 1991, ano em que Byafra lançou um disco duplo (uma versão em português e outra em espanhol). Numa versão para música de James Taylor, Byafra destacou “Machuca e Faz Feliz” na novela “Barriga de Aluguel”.
No ano seguinte (1991), Byafra figurava entre os cantores que a Rede Globo escolhera para fazer parte da trilha sonora de suas novelas. Baseada numa personagem conhecida, a Globo lançou a novela “Salomé”, trama que destacou “Te Amo” de Byafra como um dos temas mais fortes e bonitos da trama. A partir da novela, a música tomou conta das rádios e fez grande sucesso até o ano seguinte, quando Byafra a registro em disco (“Anjo da Guarda, de 1992).
Mas a presença de Byafra em novelas naquele período de 91 e 92 não foi só esse. Pela primeira vez em sua carreira, Byafra fazia um registro em temas de novelas fora da Rede Globo. No Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) era comum a exibição de novelas mexicanas de sucesso, mas o canal inovou usando temas nacionais para destacar suas tramas. Numa novela chamada “Rosa Selvagem”, Byafra colocou um sucesso de seu disco de 1983 como tema: “Cinema”.
1993 foi o ano de uma música especial para o cantor. Feita especialmente por Danilo Caymmi para Byafra, “Fantasia Real”, foi tema do personagem mais carismático da novela “Mulheres de Areia”: Tonho da Lua. A novela, remake de um grande sucesso de Ivani Ribeiro, foi vista por pessoas de todas as idades porque era uma novela muito comentada por quem assistiu a primeira versão. Byafra imprimiu fortes emoções com sua voz ao cantar o tema de Tonho da Lua.
Byafra voltou às novelas em 1996, numa trama Global “Quem é Você”. Sem lançar disco naquele ano (Byafra ainda estava trabalhando em “Infinito Amor”, trabalho de 1994), o cantor fez um excelente registro na telenovela de Ivani Ribeiro e Solange Castro Neves, cantando “Antes que Eu te Esqueça”, música que fez sucesso na novela e nas rádios. Este foi o último registro de Byafra em novelas, mas estamos sempre esperando ouvir sua voz num bom tema de novela.

Músicas de Byafra em Novelas

Sobre Este Disco

Esta compilação reúne as músicas de Byafra que foram temas de novelas.

Raí T. Rio

Raí T. Rio é o idealizador, criador e editor do Portal Byafra.


Deixe Seu Comentário

Outros Artigos Interessantes