Marco Valença

Outra Forma de Realeza

GARD Pro Not Registered

Marco Antonio Valença Franco nasceu em 1956 e se fez membro da realeza das artes: poeta, compositor-letrista, fotógrafo e produtor artístico para o bem dos quem sonham.
Marco Valença, profissional dedicado, tem forte atuação nas áreas de jornalismo, publicidade, televisão, discos, espetáculos, análise, criação e execução de projetos culturais para entidades como Fundação de Artes de Niterói, Rede Globo de Televisão, Globotec, Globovídeo, Propeg, Gege Produções Artísticas, Biblioteca Nacional, Instituto Itaú Cultural, Jornal O Estado de São Paulo, Música Em Boa Hora, Programa “Fantástico”, Feira do Interior, Teatro do Texto, Terça da Boa Música, Viva Essa Festa, Cantos e Encantos no Abaeté, CD “Marinhas”, Caminhada Axé, Desfile Brasil 500 Anos, Rumos Itaú Cultural Música, Prêmio Multucultural Estadão, Prêmio Estímulo Teatro e Dança, Programa Fazcultura, Fundação Cultural do Estado da Bahia, entre tantos outros que Marco esteve ou está ainda envolvido.
O poeta e Byafra se conheceram no Centro Educacional de Niterói e fizeram juntos vários shows amadores. Byafra foi dirigido também por Marco Valença em shows do cantor ou em eventos que tinha a sua participação, como o “Niterói Vai Sumir”, “Niterói vai Assumir” e “Em Boa Hora”, cuja direção Marco dividiu com Alceu Valença.
O poeta e Byfra se conheceram no Centro Educacional de Niterói e fizeram juntos vários shows amadores. Byafra foi dirigido também por Marco Valença em shows do cantor ou em eventos que tinha a sua participação, como o “Niterói Vai Sumir”, “Niterói vai Assumir” e “Em Boa Hora”, cuja direção Marco dividiu com Alceu Valença.
As primeiras parcerias gravadas de Byafra com Marco Valença começou em 1983, num excelente trabalho de Byafra, mas talvez o menos divulgado da carreira do cantor. Nesta produção, os amigos dividiram com outro amigo (Paulo Machado) 3 das 5 inéditas do trabalho: a marcante “Cinema” (tema da novela Rosa Selvagem, exibida no Sistema Brasileiro de Televisão – SBT, no ano de 1992), a leve “Paquetá” e a dançante “Tanta Luz”.
O trabalho entre Marco e Byafra deu certo e continuou no ano seguinte com o disco “Existe Uma Idéia”, trabalho que tem a assinatura do poeta, num texto primoroso sobre aquele grande momento de Byafra (leia na íntegra). Neste disco de 1984, “Realeza” (que contou também com Nilo Pinta) foi um grande sucesso no rádio e na TV, seguindo a trilha aberta por “Sonho de Ícaro”.
Em 1985, outro grande momento: Byafra gravou a romântica “Outra Forma de Paixão”, de Marco e Nilo Pinta, faixa que foi bem tocada nas rádios, e TV merecendo, inclusive, um clip no “Fantástico” e que manteve o sucesso do disco que começou com “Seu Nome”.
No disco “Toque”, de 1986, Byafra gravou outras parcerias com Marco Valença: “Doce Poder” e “Toque”, ambas contando com Nilo Pinta. O parceiro Nilo Pinta continuou trabalhando com os dois também em 1987 com as músicas “Menino Sem Juízo”, “Minha Estrela” e a “A Dama e o Vagabundo”, este o último registro gravado destes amigos e parceiros musicais.
Parceria, aliás, é o forte deste carioca que mora em Salvador desde 1984, mas que mantêm acesa a chama de seu trabalho, contando com antigos parceiros e amigos do Rio de Janeiro, como Paulo Ciranda (que já mereceu um artigo nesta seção do Portal Byafra), Lula Espírito Santo (com quem dividiu a amostra “Fotografias”, no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, em Niterói, em 2008), Lula Gazineo e Arnaldo Lazuli – amigo querido de lindas parcerias, mas que partiu recentemente para a tristeza dos que amam a poesia e a música. Em tempo: para que ninguém esqueça, Byafra gravou o poeta Arnaldo em 1981 (“Sai Desse Vazio” – Lazuli com Raimundo Luiz).
Recentemente (2008), Marco Valença – o fotógrafo, realizou a exposição “Fotopoemas” na Bahia, no Espaço Maria Maria, em Salvador e no Rio de Janeiro, no Ponto Org, em Niterói, terra natal do artista. Marco Valença, o poeta, já publicou os seguintes livros:

  • Faca de Ponta, em 1976
  • Coração da Pedra, em 1979 e
  • Rabo de Lagartixa, em 1982.

E a produção não pára e merece destaque e merece uma maior exploração e merece aplauso: conheçam o farto material de Marco Valença em seu belo site:
http://www.marcovalenca.com.br
Um amigo poeta, com olhar de lente e mente musical os esperam. É outra forma de apreciar a arte.

GARD Pro Not Registered

Raí T. Rio

Raí T. Rio é o idealizador, criador e editor do Portal Byafra.


Deixe Seu Comentário

Outros Artigos Interessantes