Byafra Ao Vivo – 2014

Ágata Tecnologia/RW Produções

GARD Pro Not Registered

O tão esperado CD ao vivo de Byafra saiu no final de 2014, coroando um ano de muitos shows do artista. O trabalho traz grandes sucessos do cantor, como é de se esperar de uma gravação ao vivo, mas também inclui 3 faixas inéditas (embora bem conhecidas de seus fãs já que tocam frequentemente na Rádio Byafra). As inéditas são “Shalon”, “A Bela e a Fera” e “Quando Você Bate à Porta”.

  1. O CD abre com a mais importante canção gravada por Byafra: “Sonho de Ícaro”, de Piska e Rabello. Tocando a alma dos sonhadores, como sempre, a música já diz tudo o que será o trabalho: som e sonho.
  2. Na segunda faixa, Byafra canta “Seu Nome”, seu tema de novela mais importante. De sua autoria com o saudoso Piska, a canção marca o lado mais conhecido do artista, o romantismo.
  3. Na terceira música do CD, Byafra vem com “Te Amo”, tema de novela dos anos 90 e umas das melhores canções de Byafra, segundo seus fãs.
  4. Após estes grandes sucessos, Byafra segue com mais um grande hit de sua carreira: “Leão Ferido”, música que lhe rendeu o primeiro disco de ouro da carreira, é a quarta faixa do CD.
  5. Na quinta faixa, temos a inesquecível “Helena”, primeiro grande sucesso de Byafra, composta por ele e pelo músico Luiz Eduardo Farah, amigo de outras parcerias.
  6. Uma agradável surpresa nos é apresentada na faixa 6: “Água Ardente”, tema de uma novela da Globo em 1983, esta linda música foi o compacto do LP “Existe Uma Ideia”, sucesso absoluto no Brasil, carregado pela célebre “Sonho de Ícaro”. Incluir “Água Ardente” neste disco é um brinde aos fãs. Leve, romântica e doce, esta faixa faz parte das mais delicadas memórias dos admiradores de Byafra. Grande trunfo do disco.
  7. Após o encanto de “Água Ardente”, Byafra nos atira numa área mais política: “Shalon”, hino de todos os povos, canção da paz e pela paz, a música é bem conhecida de todos os que visitam o Portal Oficial e escuta a Rádio Byafra. Sempre na programação da rádio, este trabalho de Byafra com o músico Nilo Pinta, apresenta um Byafra mais político do que romântico, mas igualmente marcante.
  8. A Oitava faixa do CD ao vivo é uma jóia dos anos 90. A canção “Menina Bonita”, também de Byafra e Nilo Pinta, é uma referência forte do modo de interpretar que o artista adotou a partir dos anos 90. A letra gritada, sofrida, mas emocionalmente forte é muito querida pelos fãs do cantor que a consideram a melhor faixa do CD/LP “Infinito Amor”, de 1994.
  9. Após o romantismo de “Menina Bonita”, o CD segue com “Moldura”, um dos grandes sucessos de 1998. Forte e sonora, esta faixa de Byafra e Nilo Pinta ficou muito bem neste trabalho. Manteve o vigor da gravação original, mesmo numa gravação ao vivo, tornando a música uma das mais marcantes deste CD.
  10. Na décima faixa, o encontro é comovente: numa canção adaptada pelo compositor Aloysio Reis, Byafra faz uma viagem ao passado, mantendo de forma quase original, a interpretação do seu maior sucesso em 1980. “Uma Vez e Nunca Mais” é uma versão maravilhosa de uma música de Ian Sutherland que fala de um amor efêmero mas marcante. É uma das músicas mais queridas pelos fãs de Byafra. Tem cara de tema de novela, mas ainda não aconteceu. Quem sabe com este lançamento…
  11. “Rua Ramalhete”, outro grande sucesso dos anos 90 (a gravação original foi feita no CD “Icaro”, de 1998), é o toque de tradição do cancioneiro nacional que Byafra oferece neste CD. Clássica, esta canção de Tavito e Ney Azambuja é atemporal e pareceu bem adequada em fazer parte deste trabalho. Em 1998, Byafra esteve em muitos programas de televisão cantando esta música que se tornou uma das faixas mais executadas de seu CD daquela ano.
  12. Após o encerramento do disco ao vivo, a produção incluiu duas faixas inéditas conhecidas dos fãs de Byafra: “A Bela e a Fera” e
  13. “Quando Você Bate a Porta”. Como músicas desconhecidas do grande público, as faixas podem fazer sucesso neste disco porque são faixas românticas como gostam e esperam os admiradores do cantor. Prestes a ter mais um tema de novela na carreira, Byafra tem boas chances de colocar uma destas duas canções num folhetim. Mas isso já é outra história…
GARD Pro Not Registered

Sobre Este Disco

  • Arregimentação: Julinho Teixeira
  • Bateria e Percussão: Pedro Dom
  • Teclados: Julinho Teixeira e Márcio Fábregas
  • Guitarra e Violão: Zenona
  • Baixo: Aurélio Duarte
  • Acordeon: Julinho Teixeira
  • Sax e Flauta: Heber Poggy
  • Vocais: Aline Fenny e Wallace Lopez
  • Mixagem: Dudu Lauriano e Julinho Teixeira
  • Masterização: Ricardo Dias
  • Projeto Gráfico: BlueMovie Produções
  • Direção de Design: Cauã Rabelo
  • Fotos: Jô Freire e Livio Campos

Raí T. Rio

Raí T. Rio é o idealizador, criador e editor do Portal Byafra.


Deixe Seu Comentário

Outros Artigos Interessantes