Manifesto aos Ícaros

Para Entender os Sonhos

GARD Pro Not Registered

Diante do mundo em que estamos vivendo, onde os valores materiais estão sobrepujando os valores espirituais, cabe a nós, ícaros, repensar esse modelo de sistema que nos leva a rumos indesejáveis, a cada dia, à revelia de nossa vontade.
Dentro desse mundo, onde se privilegia o ter e não o ser, por muitas vezes o sonhador é encarado pejorativamente como “pessoa vivendo fora da realidade”; mas se formos ver por um outro ângulo, constataremos o inverso.
Perceberemos que a natureza desse mundo sem sonhos e montado para servir a conveniência de uma minoria, não nos leva a lugar algum.
Onde poderemos chegar, desprezando a ética, poluindo o meio ambiente, fazendo vista grossa a miséria, e rebaixando o ser humano a condições mínimas de sobrevivência? Porque temos que nos conformar e tratar essa realidade como se ela fosse imutável?
É claro que só sonhar não basta, mas o sonho é o projeto de uma futura realidade, a realidade dos ícaros, o renascimento da espécie humana, onde as pessoas irão usar a inteligência para serem felizes e não para destruírem umas as outras, e temos motivo de sobra para convencer os indiferentes e questionar os predadores do paraíso. Se o nosso planeta continuar a ser destruído, o que adiantará o poder das armas e do dinheiro? Como diz o escritor Eduardo Galeano, no Livro dos Abraços: “As pessoas estão a serviço das coisas, as coisas são mais importantes que as pessoas”. O ser humano, com toda sua capacidade, foi reduzido a mero espectador de uma realidade inevitável? Quando reverteremos esse processo? Quando transformaremos a terra num lugar digno para se viver? Quando a sabedoria vencerá a ganância? São perguntas que não querem se calar. O sonho de ícaro pode parecer um sonho impossível, mas não resta a menor dúvida de que é uma boa causa para se lutar; enquanto existir um ícaro haverá esperança.
“Do alto coração, mais alto coração”

GARD Pro Not Registered


Deixe Seu Comentário

Outros Artigos Interessantes