Nilo Pinta

Moldura da Mágica Realeza

GARD Pro Not Registered

Nilo Pinta nasceu para a música. E vive para a música. Completo em sua função (desculpem, paixão), toca piano, guitarra, violão, contrabaixo, cavaco e emoção. Sim, um músico como Nilo toca o que se sente, além, muito além do que se ouve.
Apaixonado pelo sonho da arte, começou sua carreira musical aos 17 anos, compondo músicas para filmes nacionais como “Os Trapalhões no Planalto dos Macacos” e outros tantos. Aliás, fazendo trilhas para o cinema, Nilo deixou sua marca em 12 filmes nacionais. Pouco para um músico de seu porte, claro. Assim, Nilo também trabalhou em gravadoras, começando pela K-TEL DO BRASIL e chegando à atual SONY MUSIC . Também trabalhou como produtor musical em rádios conhecidas como a NATIVA FM do Rio de Janeiro e a SUPER RÁDIO TUPI.
Nilo Pinta fez arranjos para Lecy Brandão, participou como músico de estúdio em CD´s de artistas como Zeca Pagodinho, entre outros. Como produtor, Nilo, músico comprometido com sua paixão, também foi produtor de um CD da cantora Cátia de França, intérprete paraibana responsável pela conhecida canção “Ponta do Seixas”.
Mas esteve sempre além do esperado, oferecendo seu talento para grandes nomes como Raul Seixas, Wagner Tiso, Agnaldo Timóteo, Roberto Carlos, Dalto, Fábio Jr e Sandra de Sá com quem tocou por cerca de 10 anos.
Nilo Pinta conheceu Byafra em 1980, se tornaram amigos e começaram a compor juntos, numa parceria que se mantêm até hoje .
Falando dos registros em discos, a parceria entre Nilo e Byafra começou no disco de 1982 (“Menino”, CBS) com a tocante “Segredo da Vida”, música de Nilo e Aloysio Reis.
A segunda música de Nilo Pinta gravada por Byafra já foi um grande sucesso nas rádios: “Realeza”, construída por Nilo, Byafra e Marco Valença, foi gravada no grande disco de 1984 (“Existe Uma Ideia”), pérola da gravadora Ariola sob o selo Barclay. Neste mesmo disco, em composição com Mairton Bahia, Nilo esteve presente na voz de Byafra na emocionante “Lugar Comum”, faixa adorada pelos fãs de Byafra.
Em 1985, num disco consagrador da interpretação de Byafra, Nilo Pinta em parceria com Marco Valença foi gravado no disco “O Sonho Deve Ser” com o sucesso “Outra Forma de Paixão”, um dos pontos altos deste trabalho da gravadora Polygram (selo Barclay).
No disco “Toque” que Byafra gravou pela Polygram/Barclay em 1986, a parceria com Nilo Pinta se intensificou mais ainda. Neste trabalho, além de músico, Nilo Pinta trabalhou como assistente de gravação do disco e teve 8 faixas suas gravadas por Byafra. Apenas tendo Byafra como parceiro, Nilo Pinta compôs o carro-chefe do disco (“Guerra Fria”), “Na Hora do Rush” e “Jeito de Ser”. Com Byafra e Henrique Kopke, Nilo registrou “Carrossel” e “Non Sense”. Com Byafra e Marco Valença, Nilo compôs “Doce Poder” e “Toque” (faixa-título). Com Byafra e Aloysio Reis, Nilo Pinta fez a encantadora “Mágica Lunar”.
No disco de 1987 (“Biafra”), produzido por Guto Graça Melo, Nilo Pinta se fez presente com as faixas “Menino Sem Juízo”, “Minha Estrela” e “A Dama e o Vagabundo”, todas em parceria com Byafra e Marco Valença.
Em 1988, Nilo Pinta, juntamente com Byafra e Aloysio Reis, compôs “Bye Bye”, uma faixa romântica que fez imenso sucesso na voz de Byafra. Esta é uma das grandes parcerias entre o cantor Byafra e Nilo Pinta. Gravada em single da Polygram, a faixa esteve entre as mais tocadas do ano.
O cantor Byafra voltou ao disco em 1989, trazendo um disco com seu nome lançado pela gravadora Esfinge. Neste trabalho, Nilo Pinta foi gravado em 3 faixas, todas em parceria com Byafra e Aloysio Reis: a dançante “Na Hora H”, e as românticas “Eu Te Amo” e “Meu Erro”.
Byafra voltou com gravações inéditas no disco “Anjo da Guarda” (RGE,1992). Neste disco, Nilo Pinta fez parte com a canção “Relâmpago” (com Byafra), sucesso do disco.
Dois anos depois, com Byafra gravando “Infinito Amor”, primeiro CD da carreira e lançado pela gravadora Continental, Nilo se fez presente mais uma vez. “Perdões”, grande sucesso do disco de 1994 é uma parceria de Nilo Pinta com Byafra. Além desta faixa, Nilo e Byafra escreveram “Me Dá Mais Um Beijo Na Boca”, “Menina Bonita” e “Timidez”.
Em 1998, através da gravadora Indie Records, Byafra lançou o CD “Ícaro” que trouxe a faixa de maior sucesso composta por Nilo Pinta, Byafra e Aloysio Reis. A sonora “Moldura” fez sucessos em todas as rádios do Brasil, de norte a sul. Além de escrever a faixa, Nilo foi o responsável pelo feliz arranjo da canção.
“Segundas Intenções”, CD produzido por Aloysio Reis e lançado pela Greensongs em 2002, trouxe outras excelentes composições de Nilo Pinta cantada por Byafra. Neste disco, a parceria com Byafra, registrou a faixa “Jardim”, sucesso do trabalho, além de “Amor Sincero”. Com Byafra e Aloysio Reis, Nilo Pinta também compôs para este disco, a faixa “Pra Onde o Amor Levar”, linda música sobre a improbabilidade de um amor e que também teve arranjo de Nilo.
No disco “Byafra Ao Vivo” (2015), documento auxiliar dos shows de Byafra pelo Brasil, Nilo Pinta não poderia está ausente. Neste registro fonográfico, o músico deixou sua marca com as brilhantes faixas “Shalom”, “Quando Você Bate a Porta” e “A Bela e a Fera” .
Nilo Pinta e Byafra também fizeram música gravadas por outros artistas como Roberto Carlos e Benito de Paula e continuam a produzir juntos. Nilo tem sido um dos maiores parceiros musicais do cantor e o trabalho de ambos continua vivo e instigando ambos para criar cada vez mais canções que toquem o som e o sonho.
Atualmente, Nilo Pinta, além de manter a parceria musical com Byafra, faz trilhas musicais para novelas do SBT como: “Cúmplices de um Resgate”,” Chiquititas” e ” Carrossel “, além de criar trilhas dos personagens da “A praça é Nossa”, dividindo esta função com seu parceiro musical Maurício Manfrini (mais conhecido por “Paulinho Gogó”).
Nilo Pinta possui um estúdio de gravação, onde grava sua produções e mantêm um canal no YouTube, onde regrava todas as suas obras em parceria com Byafra, Paulo Ciranda e Marco Valença. Vale a pena conhecer o canal do Nilo Pinta.

GARD Pro Not Registered

Algumas Músicas de Nilo Pinta Cantadas Por Byafra

Raí T. Rio

Raí T. Rio é o idealizador, criador e editor do Portal Byafra.


Deixe Seu Comentário

Outros Artigos Interessantes